quarta-feira, 16 de março de 2011

Energia nuclear



Com o acidente nuclear da usina de Fukushima no Japão muitos alunos têm me perguntado sobre o que é a energia nuclear, qual a sua utilidade e os seus riscos. Por isso esse artigo pretende esclarecer essas duvidas e fomentar a discussão sobre o uso dessa energia.

O que é a energia nuclear?

A energia nuclear é a energia obtida da alteração do núcleo do átomo. O núcleo dos átomos é formado por dois tipos de partículas subatômicas prótons e nêutrons, quando um átomo perde ou ganha uma partículas ocorre a liberação de partículas alfa (α) e beta (β) ou de energia os raios gama (γ). Cada um deles tem um efeito diferente no organismo dependendo do poder de penetração nos tecidos dos seres vivos.
As partículas alfa (α) são as maiores destas partículas, são formadas de dois prótons e dois nêutrons. Devido ao seu tamanho estas partículas alfa (α) uma baixa penetração nos tecidos dos seres vivos causando queimaduras superficiais.
As partículas beta (β) são muito menores do que as partículas alfa, elas normalmente são 1830 vezes menores do que os prótons e nêutrons. Por isto as partículas betas têm um poder de penetração maior que às partículas alfa (α). As partículas beta (β) podem provocar queimaduras profundas.
Os raios gama (γ) são uma forma de onda eletromagnética assim como a luz ou as ondas de rádio e TV, por isto ela tem uma altíssima penetração nos materiais. Os raios gama podem provocar náuseas dores de cabeça em caso de pequena exposição, além de câncer, problemas de tireóide, alterações em embriões e morte súbita em caso de grande exposição.

Para que é usada a energia nuclear?

A energia nuclear pode ser usada para fins militares, na medicina, na produção de energia, pesquisa científica entre muitas outras finalidades.
Na medicina a energia nuclear é usada para o diagnóstico de doenças como é ocaso do raio x, tomografia computadorizada entre outros exames. Contudo ela é usada também no tratamento do câncer.

Quais as desvantagens da energia nuclear?

A principal desvantagem é o alto custo da energia nuclear, além disto os resíduos devem ser armazenados por longos períodos por oferecerem riscos a saúde e ao meio ambiente.

Quais são as vantagens?

As usinas nucleares geram muita energia ocupando uma pequena área, e não produzem nenhum gás de efeito estufa.

O risco de acidente é grande?

Em condições normais não, usinas que fazem uso da tecnologia adequada e seguem os protocolos de segurança normalmente não tem problemas.



Como funciona uma usina nuclear?


Elas funcionam usando a energia liberada pelo núcleo dos átomos para aquecer a água e movimentar uma turbina que gera energia elétrica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário